quinta-feira, 29 de novembro de 2012

PORTA RETRATO DE PAPELÃO E FILTRO DE CAFÉ USADO


MATERIAL
Papelão de caixas, jornal, cola branca, cola quente, estilete, pincel, tesoura e filtros de café usado.


Eu usei uma caixa de embalagem de papelão. Recortei dois retângulos iguais de 18×22 cm. Num deles eu recortei uma moldura no centro, recuando 4 cm das bordas. Cortei também uma tira avulsa de 22×4 cm que será o suporte do porta-retrato.


Cortei o jornal em tiras para revestir o papelão. Passei cola branca levemente diluída em água, e fui colando as tiras de jornal. As tiras aumentam a resistência do papelão e facilitam depois a colagem dos filtros de café.



As tiras também dão acabamento para as bordas aparentes do papelão. Reparem como eu colei o jornal, envolvendo as dobras.


Vejam aqui todas as partes do porta-retrato revestidas com jornal. Deixe secar bem antes de continuar.



Preparei o filtro de café para começar a revestir as partes do porta-retrato. Cortei em tiras para facilitar. Se você  preferir rasgue em formatos aleatórios. 





Comecei a colar as tiras do filtro de café envolvendo as bordas do mesmo jeito que fiz com o jornal.





Eu revesti as bordas internas da moldura primeiro, uma das bordas de baixo, 
por onde ficará a abertura para inserir a fotografia, e também o centro da base onde irá a fotografia. Não continue a revestir com o filtro, porque agora vamos unir as partes.




Eu uni as partes da moldura e da base usando cola quente por toda a volta externa, menos na parte de baixo onde deixaremos a fresta para as fotos. Segurei firme as bordas até completar a colagem. Preste atenção como as bordas ficam bem alinhadas.



Continuei revestindo com o filtro de café usando a cola branca. Como o filtro é muito poroso ele forma rugas. Para remover facilmente eu uso um saco plástico e vou apertando com firmeza até as bolhas e as rugas sumirem. Funciona super bem para todas as técnicas de decoupagem. Continuei até revestir totalmente o porta-retratos.



Preste atenção em como eu deixei uma fresta na base que é para inserir facilmente qualquer tamanho de fotografia. Por isso que lá no início começamos a revestir as bordas antes de colar as partes.



Lembram daquela tira de papelão avulsa? Ela também foi revestida com os filtros. Para transforma-la no suporte do porta-retrato eu dobrei uma borda e firmei usando cola quente na parte interna. Depois fixei o suporte no verso do porta-retrato também usando a cola quente.






Depois de totalmente seca a cola usada nessa decoupagem de filtro de café, eu passei uma mão de verniz a base de água fosco. Se você preferir pode usar verniz brilhante.





















Nenhum comentário:

Postar um comentário